31 dezembro, 2007

Portugal português

Amanhã entra em vigor uma lei que afecta milhões de portugueses e milhares de estabelecimentos comerciais, que têm que fazer avultados investimentos se quiserem ter espaço para fumadores, e ninguém se entende sobre os requisitos necessários para que a fiscalização reconheça a conformidade dos estabelecimentos à nova lei. Bem pode o Governo investir milhões nuns assépticos anúncios de promoção à costa oeste da Europa e esforçar-se para construir um país sem fumo e sem rissóis feitos em casa. O país não muda por decreto e, estava na cara, que uma lei com esta complexidade nunca estaria pronta a entrar em vigor na semana a seguir ao Natal e ano novo, com o país ainda a ressacar das compras e filhoses.

19 comments:

antoni115 disse...

BOM AANO 2008
http://granelandia.blogspot.com/

cicuta disse...

Bom ano de 2008.

Lamento, mas a lei do tabagismo, peca por não proibir o fumo em todos os locais públicos fechados pelo motivos expostos em:http://cicuta-fresca.blogspot.com/2007/12/anti-tabaco.html

«passo a declarar:

Estou-me completamente cagando para a saúde dos fumadores podem fumar até rebentar como sapos;


O problema sou eu e a minha qualidade vida, podem rebentar mas longe de mim, pois eu tenho o direito à minha saúde e a matar-me com vícios que em nada prejudicão os outros como o doces a comida condimentada o sedentarismo etc.


Estou farto de comer em locais em que qualquer alarve empesta o ambiente não só atacando a saúde do próximo como tirando o prazer de degustar uma boa comida e um bom vinho, que tantas vezes não só é um custo económico como uma expectativa de prazer.

Quando tenho que libertar flatulências bem mais urgentes e involuntárias do que um cigarro tenho o respeito pelo próximo de não o fazer. Quando tenho que tossir ou espirrar de modo não controlável tenho o cuidado de tapara a boca.»

Anónimo disse...

Vá para o caralho, Pedro Sales. E desculpe-me ter que lhe dizer isto, que até o conheço pessoalmente e aprecio.

Luís Lavoura

Pedro Sales disse...

Luís Lavoura,

O post não é sobre a porcaria do fumo ou não nos restaurantes. É sobre o atraso na aplicação da lei, uma caracteristica bem nacional. Quanto à lei em si, o que me parece excessivo nem é a parte dos restaurantes. É a proibição total de fumar em edifícios públicos. Porque razão não pode haver uma sala de fumo numa escola, hospital, ou repartição das finanças? Será que isso incomoda assim tanta gente? Não me parece. A questão é que a lei, e vê-se nesses pormenores, parte de uma presunção moral e os locais públicos são supostamente um local para dar o exemplo. É a parte moralista que me irrita.Não sei o que é que garantir locais de fumo para os fumadores põe em causa os direitos dos trabalhadores, pelo contrário, razão pela qual não percebo a tua divagação sobre o posicionamento ideológica da esquerda a partir daqui.

Anónimo disse...

Hoje fui a 2 cafés e 1 restaurante, todos eles optaram pela proibição do fumo, e em todos a proibição estava a ser respeitada. O que não está a funcionar afinal?

Pedro Sales disse...

Caro no smoke,

O investimento necessário para possibilitar a existência de espaços para fumadores é avultado, e, de acordo com as notícias e com um bar cujos donos conheco, não se sabe ainda bem quais são as especificações técnicas que devem ser seguidas para que o espaço seja autorizado para o efeito. Se forem todos espaços para não fumadores, tudo bem, é simples, a confusão começa quando se tenta arranjar estabelecimentos mistos.

André disse...

Pedro, Sugiro-te uma correcção ao texto: em vez de dizer que a lei afecta milhões de portugueses, sublinha que ela beneficia a grande maioria da população: pelas estatísticas, no nosso país existem cerca de 80% não fumadores.
bom ano para ti!

Pedro Sales disse...

André,

A palavra pode não ter sido a melhor. Não queria fazer um juízo de valor, mas é inegável que é uma lei que, de um forma ou de outra, mexe com toda a gente. Mas, como já disse, a parte dos restaurantes parece-me a menos importante da questão. E a que menos oposição (nenhuma mesmo) me suscita. Coisa bem diferente são as restrições no local de trabalho e, principalmente, nos serviços do Estado.

Anónimo disse...

Eu, que não sou fumador, acho esta lei um absoluto exagero.
E não estou sozinho. O homem da ASAE, apanhado em flagrante cigarrilha, terá que concordar comigo.

Anónimo disse...

Pedro Sales, no Instituto Superior Técnico, onde trabalho, está em vigor a proibição total de fumar há já seis meses. A proibição funciona bem e ainda não vi ninguém protestar. Os trabalhadores que querem fumar saem do edifício temporariamente e fumam cá fora.

O mesmo é feito em grandes empresas, por exemplo um call center da PT por onde passo sempre que venho para o IST, e onde há sempre montes de jovens empregados a fumar à porta.

Salas de fumo em edifícios públicos são um desperdício de dinheiro e totalmente desnecessárias: quem quer fumar pode vir para a rua.

Luís Lavoura

Anónimo disse...

Trabalhei três anos nos EUA numa universidade privada onde era proibido fumar. Os fumadores, de vez em quando, vestiam todos os casacos que tinham e vinham cá fora fumar o seu cigarrito. Não havia na universidade qualquer sala de fumo. As temperaturas exteriores andavam frequentemente pelos 10 negativos.

No nosso clima, cujas temperaturas raramente baixam dos 10 positivos, quem quer fumar que venha para a rua, tal qual se faz na América.

LL

Anónimo disse...

"O investimento necessário para possibilitar a existência de espaços para fumadores é avultado"

avultado, e completamente desnecessário.

O Pedro Sales parece um representante da CIP ou de outra associação patronal a falar. É isso que me choca num tipo que se diz de esquerda. Em vez de defender os direitos dos trabalhadores, nomeadamente o direito a um ambiente de trabalho são, o Pedro Sales e o seu partido portam-se nesta questão como representantes do capital, temerosos do investimento que supostamene será necessário, pedindo um período de adaptação, e mais tretas do género. É perfeitamente vergonhoso, para não dizer mesmo nojento, em gente que se diz de esquerda, vê-los a comportar-se como se fossem os representantes do patronato, em vez de se preocuparem com a defesa intansigente do bem-estar dos trabalhadores, como seria sua obrigação.

Luís Lavoura

Pedro Sales disse...

Luís Lavoura,

Vamos lá a ver se nos entendemos. Já disse que, para mim, o problema da lei não está na sua aplicação nos cafés e restaurantes, mas sim em alguns locais de trabalho.

Quando dizes que o investimento para possibilitar a extracção do ar, e permitir a existência de restaurantes para fumadores, estás a incorrer naquilo que me verdadeiramente me assusta nesta lei, entende que é com base numa presunção moral que se define este quadro legal.

Por ti não sei. Eu trabalhei dois anos e meio numa Pizza Hut que tinha lugares para fumadores e não fumadores. Não fumo e nunca fumei e, dada o tamanho da sala, nunca me senti incomodado com o fumo.

As conclusões que tiras, a partir de um post meu, sobre a posição do Bloco é no mínimo precipitada. Se fores reparar, verás que o Bloco está bem mais próximo da tua posição do que da minha. Coisas da vida.

Anónimo disse...

Pedro Sales, tu o que pedes é que se criem salas para fumadores em determinados serviços, nomeadamente públicos. Vamos ver por miúdos o que isto quer dizer. Tu tens em Portugal escolas sem aquecimento ambiente, a cair de podres. Em vez de gastares dinheiro a isolar trmicamente e a aquecer essas escolas, vais gastar dinheiro a construir uma espécie de "gaiola", hermeticamente isolada, e com aparelhos de extração de ar potentíssimos, que fazem um barulhão e gastam uns quilowatts de eletricidade, tudo isto para que meia-dúzia de senhores professores possam fumar dentro da gaiola em vez de irem fumar lá para fora. É isto um bom gasto de dinheiros públicos? Não, não é.

Tens repartições de finanças instaladas em prédios velhos, que pagam rendas de miséria aos seus senhorios e não pagam IMI às suas autarquias, e, em vez de gastares dinheiro a construir repartições de finanças decentes, vais gastá-lo a criar, sabe-se lá como, junto a cada repartição, uma salinha muito bem fechadinha onde os sehores funcionários possam ir dar uma passa em vez de o irem fazer ao ar livre. É isto que é servir o público e o contribuinte? Não, não é.

Já agora: a posição do Bloco sobre a nova lei foi abster-se em bloco (nem um deputadozinho, para servir de exemplo, votou a favor!) e pôr o João Semedo a fazer críticas mais ou menos inócuas. Ou seja: o Bloco andou de lado, como o caranguejo. Para um partido que diz ter "ideias fortes", fez uma figura muito triste.

Luís Lavoura

Anónimo disse...

Uma vergonha para BE e para todos os pseudo-intelectuais de cariz esquerdóide. Se os fumadores querem fumar, vão para a rua e deixem os não fumadores em paz e a apreciar a comida ou o bate-papo num ambiente não poluído pelo fumo do tabaco.

Anónimo disse...

Welcome to our company which sells all kinds of dofus kamas, very cheap kamas, and the more cheap kamas. If you have to buy dofus kamas, please come to our company, we can give you the best dofus gold and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of eve isk , very cheap eve online isk , and the more cheap eve isk . If you have to buy isk , please come to our company, we can give you the best gold and best service to buy eve online isk .

Anónimo disse...

my site is www.ignmax.com,you can call it ignmax or
ignmax.com orwww.ignmax.com .And another site

is www.wow7gold.com.you can search it by wow7gold ,
wow 7 gold or wow7gold.com .Them name is

http://www.ignmax.com and www.wow7gold.com.

Both of them are provide wow gold.





Wow gold site,you best choice!
wow gold
wow gold cheap
buy world of warcraft gold
buy cheap wow gold
cheap wow gold
Buy Wow Gold
world of warcraft
warhammer gold
http://www.game4power.com/
http://www.wowgoldone.com/
buy world of warcraft gold
world of warcraft gold cheap
world of warcraft gold
cheapest wow gold
cheap world of warcraft gold
wow gold cheap
buy cheap wow gold
wow gold

Anónimo disse...

Yesterday, my boyfriend gave me a lot of Pirates of the Burning Sea Gold
I regard the buy potbs Doubloon as the gift to return him.
The potbs gold is attractive
I have plenty of the potbs Doubloon. so I use the potbs moneywith him toghther.

Unknown disse...

Dofus Kamas|Prix Moins Cher Dofus Kamas|Kamas par allopass|Dofus kamas audiotel|Dofus kamas par telephone sur Virstock.com

Meilleur prix dofus kamas stock de dofus kamas

Prix moins cher dofus kamas
vente dofus kamas sur www.virstock.com

Kamas par allopass sur dofus kamas

Dofus kamas par telephone sur dofus kamas

Dofus kamas audiotel sur dofus kamas

http://www.virstock.com/jsp/comments.jsp dofus kamas vente

Le meilleur Blog sur Dofus Kamas MMORPG,trouver des astuces dofus kamas surdofus kamas

http://www.virstock.com