01 janeiro, 2008

Porque hoje é 1 de Janeiro

7 comments:

Anónimo disse...

Acabou-se a roupa com um cheiro fétido após estar num bar e que ninguém me paga a lavagem? Acabou-se a irritação ocular? Acabou-se ficar sem apetite com tanta fumarada?

Uma boa oportunidade para muita gente deixar de fumar e com o dinheiro poupado arranjar outros prazeres :)

Anónimo disse...

O Pedro Sales é daqueles "esquerdistas", "defensores dos direitos dos trabalhadores", que acha naturalmente que o patrão deve garantir um ambiente de trabalho são aos seus funcionários... desde que esse ambiente são não inclua a ausência de fumo de tabaco. Todos os poluentes são proibidos no local de trabalho - só o fmo de tabaco deve ser sempre permitido.

É esta a esquerda que temos. Infelizmente.

Luís Lavoura

Pedro Sales disse...

Luís Lavoura,

O post não é sobre a porcaria do fumo ou não nos restaurantes. É sobre o atraso na aplicação da lei, uma caracteristica bem nacional. Quanto à lei em si, o que me parece excessivo nem é a parte dos restaurantes. É a proibição total de fumar em edifícios públicos. Porque razão não pode haver uma sala de fumo numa escola, hospital, ou repartição das finanças? Será que isso incomoda assim tanta gente? Não me parece. A questão é que a lei, e vê-se nesses pormenores, parte de uma presunção moral e os locais públicos são supostamente um local para dar o exemplo. É a parte moralista que me irrita.Não sei o que é que garantir locais de fumo para os fumadores põe em causa os direitos dos trabalhadores, pelo contrário, razão pela qual não percebo a tua divagação sobre o posicionamento ideológica da esquerda a partir daqui.

Anónimo disse...

Caro Luís,

Daqui para a frente, a aplicação da nova lei e o cumprimento da mesma será difícil. Arriscaria mesmo dizer que continuaremos a observar os mesmos comportamentos sem que se verifiquem punições para os prevaricadores ou para os estabelecimentos.
A criação de um espaço para fumadores protegeria o direito dos trabalhadores que ao contrário dos clientes são mesmo obrigados a permanecer no bar ou na discoteca por mais poluído que o ambiente esteja.
Sou especialmente sensível a este ponto pelo facto de ter trabalhado três anos a fio numa discoteca onde era obrigado a fumar os cigarros dos outros...tendo em conta um estudo de há cerca de três anos atrás, levado a cabo pela DECO e publicado pela ProTeste esta discoteca apresentava as melhores condições de ventilação. Mesmo assim, foram feitas várias melhorias e garanto-lhe que apesar de tudo, o ar permaneceu irrespirável. Não quero imaginar o que será noutros locais.
Levo a peito este assunto e gostaria que se adoptassem outro tipo de comportamentos. Não sou ingénuo ao ponto de pensar que uma lei muda tudo (muito menos em Portugal).
Os tais espaços de fumo garantiriam a liberdade de todos...e os prevaricadores passariam a não ter desculpa...na vida real é muito mais fácil dizer "Importa-se de o fazer na zona de fumo" do que "Importa-se de não fumar"...

Anónimo disse...

Finalmente...já chega tarde esta lei!

Anónimo disse...

I know the game from my friends and first my friends give me a lot fiesta Gold and after that i go to earn the fiesta money alone, i find that the fiesta online gold is very interesting and then i like to buy fiesta Gold alone very much. Sometimes i will give some fiesta online money to my friends too.So i think if you join us to play the game you will like the game too.

Anónimo disse...

According to the agreement of the game, I should get the 2moons dil to go into the world of the game and 2moons gold is sold by some companies. The 2moon dil is not free and it will take some money to own the cheap 2moons gold. It is lucky that my friends buy 2moons dil for me.