05 dezembro, 2007

Um país de gadgets

A banda larga é um sucesso, garante-nos o primeiro-ministro, no intervalo das suas deambulações pelo país a distribuir computadores. Somos o 3.º país com a melhor cobertura móvel na Europa. Será? Os números da Anacom indicam que, no final do último trimestre, existiam 2,75 milhões de acessos à banda larga, 1,57 milhões através da rede fixa e 1,18 milhões pelas tecnologias móveis. Sucede que, destes últimos, apenas 478 mil são utilizadores activos. Os outros 700 mil, pertencem a telemóveis/pda com acesso 3G que os utilizadores não usam para aceder à net. Não usam mas podiam usar, logo aparecem nas estatísticas. É um caso de sucesso, é inegável, mais não seja sobre a arte de martelar os números oficiais para darmos um ar moderno. Mas é também um triste retrato do país. Temos a tecnologia e a infra-estrutura. Falta (tudo)o resto.

6 comments:

Filipe Tourais disse...

O acesso em 3g custa uma fortuna. Outro aspecto é o de que, se temos uma das melhores coberturas da Europa, também devia ser das mais baratas. Pelo contrário, e das mais caras.

Pedro Sales disse...

Filipe,

Pior. A qualidade da rede é uma miséria. Quem quer que já tenha tentado aceder, através da TMN, a um site pela rede 3G rapidamente percebe que é mesmo para esquecer. Eu, há muito tempo que desbloquei essa capacidade do telemóvel. Só serve para gastar bateria à procura do serviço.

samuel disse...

"Temos a tecnologia e a infra-estrutura. Falta (tudo)o resto."

Bem dito!
Sem querer ser "mau colega", sempre fomos grandes a cantar em playback total.

Cromossoma 2 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cromossoma 2 disse...

Muito bem rematado o texto. e o pior é que "tudo o resto" também tem aumentado... tem aumentado cada vez mais a falta de lucidez, da razão e de vergonha a este povo... infelizmente!

Anónimo disse...

Definitivamente de inteligência não o posso acusar.