05 janeiro, 2008

GPS killed the Dakar star

De repetente, e depois do cancelamento da edição deste ano, parece que metade do país acordou preocupado com o futuro do Dakar. Têm andado distraídos. O Dakar já estava morto há muitos anos e foi o GPS que acabou com ele. No dia em que as diferenças nas etapas de centenas de quilómetros no deserto deixaram de se medir em horas e em dezenas de minutos para passarem a ser decididas ao segundo, o Dakar foi perdendo interesse e seguidores. Perdeu a aura de aventura e de teste à resistência do indivíduo, já para não falar na incerteza competitiva até à etapa de consagração nas praias do Senegal. Passou a ser um rally. No deserto, é certo, mas até isso passa a ser secundário quando uma máquina nos aponta o caminho com a mesma precisão e certeza com que o faz nas ruas de Londres ou Berlim. Tornou-se uma prova igual a tantas outras e, portanto, periférica. Não foi por acaso que foi caindo aos trambolhões de Paris, Barcelona até chegar a Lisboa (que nem aparece no nome da prova...) e aos bolsos abertos do nosso governo e Santa Casa da Misericórdia.

5 comments:

André disse...

este cancelamento tem algo muito positivo: o saldo ambiental!
Não há gasto inútil de combustível, com a respectiva emissão de CO2, nem a produção de toneladas de lixo, do qual parte considerável estava condenada a ser abandonada no percurso...

Gabriel Silva disse...

governo e santa cada é a mesma coisa, pois esta é um departamento da segurança social.

Anónimo disse...

Exacto, ainda bem que esta palermice acabou. Sobretudo para nós portugueses que podemos deixar de financiar as brincadeiras com pópós de meia dúzia de 'empresários'...

JLS disse...

True... mas estou convencido que os GPSs deles não «aponta[m] o caminho com a mesma precisão e certeza com que o faz nas ruas de Londres ou Berlim.»

Eram GPS com funcionalidades restritas, limitadas. Não me lembro bem em que termos, mas recordo-me de ouvir isso, já há alguns anos.

Mas de facto, continuavam a ser GPSs.

Paralelamente, a F1 parece que removeu, este ano, uma série de funcionalidades automáticas, particularmente o controlo de tracção. :) Algo de positivo, para o espírito da coisa.

Anónimo disse...

I like to earn the World of Warcraft Gold very much, I want to have a lot of warcraft gold in the game, and i often go to play the game to earn the wow gold,i do not satisfy the old equipment and so i have to buy wow gold to buy the new equipment to make me strong. If i am very strong in the game i can get some cheap wow gold as the rewards in the game. So i like the game very much.