21 janeiro, 2008

Indústria do tabaco preocupada com a má imagem dos livros

Uma pequena editora britânica está a publicar, em pequenos livros de bolso com um grafismo semelhante ao dos maços de tabaco, uma selecção de contos e pequenas histórias de alguns dos principais nomes da literatura mundial. Kafka, Tolstoi, Conrad ou Stevenson, são alguns dos autores que viram algumas das suas obras "embrulhadas" neste visual distintivo. Uma verossimilhança que preocupa uma das maiores empresas tabaqueiras, a British American Tobacco, que exige a retirada imediata de circulação d´"As neves de Kilimanjaro", de Hemingway. Diz a empresa que o grafismo da obra em questão é demasiado similar à da imagem distintiva da Lucky Strike, podendo levar o público a pensar que a empresa apoiou, patrocinou ou está de alguma forma relacionada com os livros editados, uma associação "que pode diminuir a confiança na marca Lucky Srike". Compreende-se. A pessoa comprar um livro, pensando que está a comprar uma maço de tabaco, e reparar que os seus pulmões não se ressentem da compra é uma daquelas coisas que destrói a a confiança e o bom nome de uma marca. Isto há coisas...

7 comments:

Leonor disse...

ou de como os deuses devem estar loucos...

fiz um link no meu blog para esta notícia

já tinha deixado um comentário (achava eu) ontem mas como não o vejo hoje, cá vai outra vez

Booktailors - Consultores Editoriais disse...

Brilhante!

Afrika disse...

Hummmm parece-me mais ao contrario!
A empresa tabaqueira esta mais apreensiva pelo facto de que se possa pensar que se trata de induzir os compradores de tais livros ao (lavagem cerebral)consumo de determinadas marcas de tabaco! -Caso dos fumadores, mais do que evidente.

Paula Crespo disse...

É a inversão total de valores (parece que estamos a ver o filme de pernas pró ar!...)
Dá vontade de citar: "Ele há coisas fantásticas, não há?!" :-)

Anónimo disse...

Olá, boa tarde,

Faria mais sentido que as editoras e os autores não tivessem livros em formas parecidas com maços de tabaco devido a desvalorização da obra literária.

Porque parece aqui que quem tem nome a defender são os das tabaqueiras e não o contrário

Cumprimentos
César Oliveira
http://www.profissionalweb.net/blog/
http://www.profissionalweb.net/cursos/
http://www.profissionalweb.net/sondagens/

Anónimo disse...

Do you like the Asda Story money?I think that if you know it you will like it. You will also try your best to earn much Asda Story gold as you can.If you have it you can go to buy Asda Story Gold and then you can go to buy equipment to arm yourself. You can also get some cheap Asda Story gold from the game. Join us and play the game with us together.

Anónimo disse...

I always heard something from my neighbor that he sometimes goes to the internet bar to play the game which will use him some hero gold,he usually can win a lot of hero online gold

,then he let his friends all have some hero online money,his friends thank him very much for introducing them the hero money,they usually buy hero gold together.