20 janeiro, 2008

O bom

As notícias que dão conta da desumanidade das juntas médicas são manifestamente exageradas. Ontem mesmo, em carta enviada ao Público, Paulo Teixeira Pinto indica que passou “à situação de reforma em função de relatório de junta médica”. Certamente ainda mal refeito da forma como foi corrido do BCP e da Opus Dei, este banqueiro de 46 anos foi considerado inapto para o trabalho, apesar de já ter arranjado um cargo numa consultora financeira.

PS: Teixeira Pinto nega ter recebido 1o milhões de euros de "indemnização pela rescisão do contrato” com o BCP, garantindo que apenas recebeu a “remuneração total referente ao exercício de 2007”: 9.732 milhões de euros em "compensações" e "remunerações variáveis". Nada como ser preciso nestas coisas. E pedir ao Estado, através da tão vilipendiada Segurança Social, que lhe conforte as agruras da vida.

40 comments:

Paulo disse...

Que desmotivação...
Abraço

Anónimo disse...

cambada de filhos da puta!

... disse...

epa como pode andar o país para a frente assim? Todos trabalhamos, tudo bem, mas ja viram....uns com tanto....porra!!! e claro nao recebeu 10milhoes, como diz o Pedro " nada como ser preciso nestas coisas", pena esta gente nao ser precisa nas contas das grandes obras publicas que teem sempres grandes derrapagens.
www.codificacoes.pt.vu

Paulo Mouta disse...

Simplesmente inacreditável!

Anónimo disse...

Mas se ele está reformado não pode trabalhar.Toda esta noticia me parece estranha.Não ponho em duvida o que ele recebeu e recebe,mas tambem gostava que publicassem quanto é quwe recebeu o Jardim Gonçalves

Paulo Mouta disse...

Se ele está reformado não pode trabalhar? Ha, ha, ha... desde quando? Até parece que não temos um presidente da república que acumula duas reformas com o vencimento do cargo político que ocupa... em que país vive?

David Fernandes disse...

A questão da precisão, Pedro, não é entre 10 e 9.732 mas sim entre
"indemnização ..." e "remuneração total referente ao exercício de 2007”. É diferente, e a diferença é importante.

Depois, não vejo porque não possa alguém estar inapto para presidir a um banco e apto para consultor.

Eu não sei nada da vida do homem, mas o post e os comentários que se lhe seguiram só mostram uma coisa: inveja.

nuno ivo disse...

eu arriscaria dizer que se serrata acha que o post e sucessivos comentários são sobre a inveja, também deve confudir ética com a sé de braga (e cagalhões com marmelos)

David Fernandes disse...

Arriscaria? Não arrisque homem, diga. Argumente, argumente, mas com mais clareza que isso que você disse é quase poético, sim senhor, bonito e tal, faz vistaça, mas não diz nada.

David Fernandes disse...

... é que pelo que se diz por exemplo aqui (http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=274030&idselect=21&idCanal=21&p=200) as reformas são pagas pelo BCP logo, a junta médica foi DO BCP e não "aquela" do estado, referida no post.

Portanto, se alguém está a fazer confusão não devo ser eu.

Quanto ao mais, falar do vizinho é mesquinhez, mironice ou inveja.

Anónimo disse...

A notícia do link deixado pelo "serrata" não tem nada a ver com a reforma do Sr.PAULO TEIXEIRA PINTO.
A conclusão que se pode tirar da notícia do Público (salvo erro e omissão) é a de que a reforma atribuída é por incapacidade, devida a doença!
O que é estranho é que a doença que o impede de continuar apto para o trabalho, na actividade financeira, já não é impeditiva de ter outros "tachos", como por exemplo, o de ser professor universitário e exercer consultadoria, precisamente nas mesmas áreas, acumulando pensão e salário!
Não é mesquinhez nem inveja! A questão não ´será ilegal, mas é IMORAL, num país onde se acentuam cada vez mais as desigualdades!
Um país onde os mais poderosos e influentes têm acesso a tudo, e os outros,(os tais invejosos e maldizentes, que vasculham a vida do vizinho RICO) não têm acesso ao mínimo para sobreviver!!

David Fernandes disse...

Cara "rosinha dos limões", se coloca a questão na ordem da moral, enfim, nem vale a pena continuar a conversa orque não vamos chegar a lado nenhum.

Eu preferia manter a discusão sobre dados concretos.

Na minha opinião, quanto ao POST e comentários seguintes, o que importa é o seguinte:

1. é falaciosa (para dizer o mínimo) a insinuação sobre as "juntas médicas". Uma coisa é a "eventual" (que ainda não vi notícia disso em lado nenhum) junta médica que o BCP terá efectuado ao P.T.Pinto; outra coisa diferente são as juntas médicas do estado a funcionários públicos (a professora com cancro, etc).

2. é falaciosa a referência à suposta incapacidade do senhor versus capacidade para dar aulas, consultoria, etc. Num caso público (que parece não ser o caso do PTPinto) eu pergunto se alguém achará estranho um tipo ser dado como incapaz de ser POLÍCIA e, ao mesmo tempo, ser considerado capaz para dar aulas na Escola Superior de Polícia. E se se reformou por incapacidade porque não há-de receber a reforma a que tem direito? Se a lei permite e não está bem, mude-se a lei, mas deixe-se o TIPO em paz.

3. é abusivo colocar a questão nos 10 vs 9.732; a diferença não está aí como já disse num outro comentário.

4. todos os valores que o senhor está (e irá até ao fim da vida) receber são pagos pelo BCP; a segurança social não tem nada a ver com o assunto (salvo erro ou omissão :).

5. não estou contra nem a favor: estou-me nas tintas para quanto o BCP, a empresa do meu cunhado, vizinho, tio, etc, lhe paga. não quero, nem tenho que, saber disso para nada.

6. O BCP funciona assim; má gestão?? gestão ruinosa?? a valorização bolsista está aí para dar conta do descontentamento dos acionistas.

Portanto, e resumindo, se não é por inveja (terei exagerado) qual é o motivo do POST?? Expliquem-me que eu não sou idiota.

Se a rosinha me disser quanto ganha, é-me ou não legítimo achar que é pouco, muito, muitissimo ou até IMORAL??

E .... o que raio tenho eu a ver com o que a rosinha ganha ou deixa de ganhar??

O que é que eu sei da sua vida (e ainda que soubesse muito), para a partir disso fazer juízos de valor sobre a sua pessoa??

Se fizer comentários, sou bem capaz de ouvir das boas não??

Pois é.

No fundo é um POST demagógico, populista e que, claro, colhe.

Eu não compro.

David Fernandes disse...

Já agora, tenho acho muita graça aos que, agora, se apoiam na mensagem do Presidente da República sobre os ordenados dos gestores.

Aposto que alguns dos que agora o louvam, cerraram fileiras ao lado daquele que acenava a bandeira do "perigo para o regime" que seria a eleição de Cavaco Silva.

A moral é só para algumas ocasiões; pois já sabia disso.

Anónimo disse...

Caros senhores e senhoras

inveja ou cusquice é relativo e extemporâneo, mas acho que todos estamos de acordo em que certas coisas devem ser denunciadas, que devemos TODOS falar, lutar, denunciar as dualidades de critério, as injustiças, no fim das contas estamos numa democracia, somos humanos solidários e não egoistas ou "deixa andar que quem vier atrás que trate disto" ou estou errado? parece que há certas pessoas aqui que se esquecem de que devemos lutar por valores e se temos uma "boa vida" a devemos a outras pessoas que não pensaram como se pensa agora, alguns até pagaram com a vida...não se esqueçam disso e sejam tolerantes, pensem no próximo....
fiquem em paz...
Um abraço com estima para o autor do post e para todos os intervenientes neste "debate"

Ant.º das Neves Castanho disse...

A serrata, em parte, tem razão. Se isto é um assunto interno do BCP e em nada afecta o Estado, não se compreende a campanha histérica que originou.


Só erra quando diz: «Depois, não vejo por que não possa alguém estar inapto para presidir a um banco e apto para consultor».


Se assim fosse, a própria condição de reformado não faria sentido: ninguém fica completamente inapto para todo e qualquer tipo de trabalho antes de morrer (ou de ficar inválido).


Ou será já isso que se pretende atingir: a própria noção da REFORMA? Verstanden?...

David Fernandes disse...

Caro A.Castanho

Mesmo sem ter opinião (ou saber) sobre a "noção de reforma" há, quanto a mim, um raciocínio lógico sobre o assunto:

supondo que um tipo é reformado por motivos de saúde comprovados, o que o impede de exercer outra atividade para a qual o problema de saúde que tem não seja um óbice?

(por exemplo: um pedreiro com problemas de coluna que pode dar formação de cantaria.)

segundo me parece, nada.

a questão do $$$. obrigá-lo a optar por uma das remunerações (em princípio a maior): reforma ou formação? talvez fosse justo mas não pensei muito no assunto.

mas aí, se optasse pela formação, o tempo de pedreiro teria que contar para uma possível futura (2ª) reforma. não me parecia mal.

o mesmo digo do caso do BCP, se é de reforma que se trata.

David Fernandes disse...

Não há nada como pensar um bocado nas coisas.

A reforma (o que se recebe do estado) não é uma esmola, uma bonomia do estado para ajudar o pobre a viver. É dinheiro que o trabalhador foi dando ao estado ao longo da sua vida de trabalho e que o estado, a partir de determina altura, devolve sob a forma de uma renda.

Sendo assim, não há qualquer imoralidade em acumular a reforma com um salário de um outro trabalho.

Ant.º das Neves Castanho disse...

Tudo bem, serrata. Estamos mais uma vez de acordo quase em tudo.

Desta vez só divirjo na seguinte distinção, que me parece indispensável, entre a reforma por limite de tempo (que deve permitir acumulação de actividades e dos consequentes proventos), com a reforma ANTECIPADA, nomeadamente por doença.


Neste caso parece-me que não deve dar direito a acumulação de rendimentos. Ou seja, se o pedreiro está suficientemente doente para trabalhar no seu ofício, mas não para ensinar culinária (por exemplo), deve poder reformar-se por doença, sabendo porém que, se aceitar emprego como formador, terá de prescindir da sua pensão de reforma, pelo menos enquanto estiver empregado e até atingir a idade para se poder reformar sem ser por junta médica.


De acordo?

David Fernandes disse...

Não estamos de acordo. O que é óptimo.

Eu acho que não há problema nenhum em pagar a reforma ao homem e deixá-lo receber ordenado por outra actividade.

Aliás, acho que quando o homem deixar essa outra actividade, seja por tempo, seja (novamente) antecipadamente por doença, deveria receber uma segunda reforma, sendo que para o cálculo desta segunda reforma, contaria somente o tempo do 2º trabalho, como é óbvio.

É que obrigar o trabalhador a decidir entre as duas remunerações, pode levar à situação injusta de ele recusar o trabalho (o 2º) pelo pagamento ser inferior à reforma que já tem (ou obrigá-lo a trabalhar de graça), ou o que seria ainda pior, a receber por "baixo" da mesa.

Não me parece justo.

Enquanto que, pagar a reforma pelo tempo e rendimentos que teve no passado e pagar-lhe o ordenado pelo novo trabalho, reiniciando-se o tempo de contagem para uma 2ª reforma, não só me parece justo como me parece simples.

Ant.º das Neves Castanho disse...

Não, não é justo, porque nesse caso não deveria ter sido reformado por doença, deveria antes ter simplesmente mudado de emprego.


Ao reformar-se antecipadamente, por motivos de saúde, podendo continuar a trabalhar normalmente (e, ainda por cima, a descontar para uma segunda reforma!) estará a roubar descaradamente todos os que têm de porfiar até ao limite de idade para se reformarem.


Se não fosse assim, íamos todos para futebolistas profissionais, ou ginastas, e ao fim de alguns anos (e alguns milhares de cigarros) estaríamos, justamente, reformados por motivos de "saúde", podendo contudo prosseguir tranquilamente a nossa carreira profissional de... caçadores de reformas antecipadas!

David Fernandes disse...

Não tenho muito mais a dizer A. Castanho; para mim a reforma não é nada que valha a pena "caçar"; aliás é algo miserável. Não tenho a visão da reforma ser uma remuneração sem trabalho; nem tenho nem é: é apenas a devolução de dinheiro que os trabalhadores são obrigados a entregar todos os meses ao estado.

Se não entende isto, olhe, não sei mais o que lhe diga.

Agradeço-lhe de qq modo a interessante conversa.

Anónimo disse...

Do you like the Asda Story money?I think that if you know it you will like it. You will also try your best to earn much Asda Story gold as you can.If you have it you can go to buy Asda Story Gold and then you can go to buy equipment to arm yourself. You can also get some cheap Asda Story gold from the game. Join us and play the game with us together.

Anónimo disse...

I am so happy to get some hero gold and the hero online gold is given by my close friend

who tells me that the hero online money is the basis to enter into the game. Therefore, I should buy hero gold with the spare money and I gain some hero money from other players.

Anónimo disse...

(法新社a倫敦二B十WE四日電) 「情色二零零七」情趣產品大產自二十三日起在倫敦的肯辛頓奧林匹亞展覽館舉行,倫敦人擺脫對性的保守態度踴躍參觀,許多穿皮衣與塑膠緊身衣的好色之色情徒擠進這項世界規模最大的成人生活展,估計三天展期可成人網站吸引八萬多好奇民眾參觀情色電影

活動計畫負責人米里根承諾:「要搞浪漫、誘惑人、玩虐待,你渴望的我們都有。」

他說:「時髦的設計與華麗女裝,從吊飾到束腹到真人大小的雕塑,是我們由A片今年展出a片的數千件產品精選出情色成人網站一部分,參展產品還包括時尚服飾、貼身女用內在美、鞋a片下載子、珠寶、玩具、影片、藝術、圖書及遊戲,更不要說色情性愛輔具及馬術裝備。」
av女優
參觀民眾遊覽兩百五十多個攤位,有性a片感服裝、玩具及情色食品,迎合各種品味。A片下載
情色
大舞台上表演的是美國野蠻搖滾歌手瑪莉蓮曼森的前妻─成人電影全世界頭牌情色電影脫衣舞成人電影孃黛塔范提思,這是她今年在英國唯一一場表演。

以一九四零年代風格演出的黛塔范提思表成人影片演性感av的天堂鳥、旋轉木AV馬及羽扇等舞蹈。色情影片
成人影片
參展攤位有的推廣情趣用品,有的公開展示人體AV女優藝術和人體雕塑,也有情色藝術家工會成員提供建議。

Anónimo disse...

wholesale jewelry
costume jewelry
handmade jewelry
fashion jewelry
pearl jewelry
crystal jewelry
semiprecious jewelry
turquoise jewelry
coral jewelry
shell jewelry
swarovski crystal jewelry

Your Escort Agency disse...

Your Escort Agency offers exclusive and most beautiful London escort girls of various nationalities.

London escort agency disse...

Your Mademoiselle escorts agency is select the most charming, friendly and the finest London escorts for our Escort gallery and provide the best escort services in London.

London escorts disse...

If you are looking for European escorts Bestescort4U is the best place in London

Escorts London disse...

London escort agency which provides genuine female escort models in Central London area

Elite escorts disse...

Beautiful escorts can be found at Elite Club International. Elite Club International is an elite escort agency operating mostly in Dubai and London.

Porn Star Escorts disse...

Bunny Planet is an Exclusive Online Gentlemen's Club filled with Adult Stars, Adult Entertainers, Centerfolds and Erotic Models who want to meet you in person now!

Japanese London Escorts disse...

We are a Central London agency with many of girls exclusive to London Japanese Paradise.

Escort Models disse...

Adoras Models is an escort agency in London where you can find the beautiful and exclusive London escorts. Adoras Models prides itself in running a honest and efficient London escort agency.

London Asian Escorts disse...

London Asian Escorts is an Asian and Oriental escort agency operating in Central London. The agency provides escort service for a true gentlemen.

teragoldonlinefsbest disse...

http://www.darksiders.net/teraonlineforsale
http://yack.com.au/rsgoldfsbest
http://classified.pak.net/author/runescapegoldfsbest/
http://www.adultblogs.com/users/runescapegoldfs/
http://polovinka.bg/member/index.php
http://www.holatu.com/account/
http://runescapegoldfsbest.createblog.com/
http://runescapegoldfsbest.manablog.jp/wp-admin/
http://www.theskateworld.net
http://www.stdfriends.com
http://www.rsgoldfsbest.19dog.com/
http://www.yourlocalinsider.co.uk/pg/dashboard/
http://blog.cnfol.com/rsgoldfsbest
http://runescapegoldfsbest.tumblr.com/
http://www.kolspot.com/runescapegoldfsbest
http://decoracionis.com/rsgoldfsbest
http://dzieci.eu/
http://thecoalcity.com/rsgoldfsbest
http://www.ncci-namibia.org/rsgoldfsbest
http://liveparanormal.com/rsgoldfsbest
http://nomorealone.com/rsgoldfsbest
http://www.writernia.com/user/11894
http://www.dancevillage.co.uk/profile.php?user=runescapegold
http://www.nevadareno.net/community/index.php
http://www.pal.am/profile.php?ID=13297
http://www.filipinopeople.com/rsgoldfsbest

Anónimo disse...

Ah good exciting content! Will always come to our attention. To bring you good news-works perfect! The Nike soccer cleats line of Nike football boots will always have a special reverence among football fans who lived through the late 1990's era of football. Arguably the first ever New nike soccer shoes to be designed with a focus on being lightweight (and thus imbuing the player with a speed and agility advantage over their opponents) the Nike mercurial soccer cleats also dared to venture into the use of a synthetic upper to reduce weight, whilst simulating the properties of natural leather.

Anónimo disse...

Wonderful article ah well. Content is real attractive. The way to bring you good news: The Nike Mercurial Superfly features the same characteristics as the old colourways. Directionally positioned blades maximize cutting and allow for quick changes of direction, while secondary toe traction provides added toe-off power for those first critical steps. Collectively, these Mercurial Vapors design details allow greater speed and quickness in all directions. Nike Flywire technology incorporated into the Mercurial Vapor Superfly streamlined upper provides a lightweight, strong and more dynamic fit.

Escorts of London disse...

Escort of London agency a well-established and respected agency. We have a great selection of girls in London for your pleasure.

London Escorts disse...

Only Pleasures is a well established and respected London escort agency. We are pride of ourselves on having the most exquisite selection of escort girls in London for your pleasure…

credit score repair disse...

interesting post and blog. Thanks for the posting.