15 janeiro, 2008

Ontem, no Prós e Contras, estavam todos de acordo sobre a excelência do LNEC

A passagem pedonal da estação de metropolitano do Terreiro do Paço está a apresentar fissuras, apenas um mês depois de ter sido inaugurada. As primeiras infiltrações surgiram depois da chuva que caiu nos últimos dias em Lisboa.Segundo os técnicos, esta zona, que ainda está em obras, está com problemas já que tem uma má impermeabilização, uma vez que esta só pode ser feita em tempo seco e não com chuva. 17 anos e 300 milhões de euros depois, as obras monitorizadas e fiscalizadas pelo LNEC continuam a meter água. Também, quem é que se ia lembrar que uma estação parcialmente debaixo do rio iria precisar de ser impermeabilizada?

7 comments:

josé manuel faria disse...

De acordo com Pacheco Pereira. Henrique Neto disse umas verdades.

binary solo disse...

Ver o elvis socialista:

http://ermidas.blogspot.com/2008/01/non-sense.html

nuno ivo disse...

Há uma coisa interessante que se chama impulsão e em que nunca ouvi falar a propósito do terreiro do paço ignorando pois se terá sido correctamente incorporada no projecto. Se já cavaram buracos na areia, junto ao mar, sabem que a certa profundidade a água aparece e o buraco fica inundado. Ora, esta água impulsiona qualquer corpo que nela mergulhe. Por isso mesmo, qualquer construção junto à água deve ser mais pesada para com o seu peso contrariar a força de impulsão. É o que se passa com as docas de estaleiro naval, por exemplo. Como é que isto foi contabilizado na estação de metro, a escassos metros do estuário do Tejo, foi uma mera prega no túnel?

Anónimo disse...

Mas o próprio Autor do Estudo da CIP, o Prof. Eng.º José Manuel Viegas, foi o primeiro a avisar seriamente Mário Lino: "o LNEC NÃO TEM COMPETÊNCIA TÉCNICA para analisar o nosso Estudo (subentende-se, "excepto se contratarem algum Engenheiro competente!...")!

RJ disse...

Fazer uma estação naquele tipo de terreno (lodo= argila+ areia+ matéria orgânica) não é inédito, pois o metro de Londres tem décadas e está em materiais parecidos.

O problema ali é o da impermeabilização dos terrenos envolventes. Num terreno heterogéneo como este, há sempre dissabores. Mesmo que a impermeabilização tenha sido feita da mesma maneira à volta da estrutura é sempre possível que haja problemas numa zona que apanhe mais água (onde possa haver mais desgaste).
Sendo terrenos muito maleáveis e recentes (do ponto de vista geológico), são pouco ou nada afectados por falhas, por isso a água só passa pelo caminho em teoria mais fácil, onde houver materiais com permeabilidade mais alta (areias, areia siltosa, areia argilosa).
Onde houver veios ou camadas de areia é certo que a água entrará com uma velocidade muito superior.

Tendo em conta que choveu, a entrada da água pode ter coincidido com um ligeiro aumento do nível freático na zona. Uma situação não detectada anteriormente pela monitorização, pois tivemos um outono seco.

A monitorização é colocada em sítios estratégicos, de acordo com as informações das campanhas de prospecção e consiste em aparelhos detectores de aumentos de pressão de água (piezómetros) e de deslocamentos no terreno (inclinómetros, extensómetros, marcas topográficas). Dão uma ideia do que se passa no terreno envolvente e são colocadas com um espaçamento pré-definido ou em zonas que se possam prever como "problemáticas".

Em geotecnia o maior inimigo é a água. E há duas coisas a reter sobre ela. É preguiçosa (se encontra um obstáculo não vai dar a volta para o ultrapassar) e paciente (espera o tempo que for preciso para passar o obstáculo).

Anónimo disse...

I like to earn the World of Warcraft Gold very much, I want to have a lot of warcraft gold in the game, and i often go to play the game to earn the wow gold,i do not satisfy the old equipment and so i have to buy wow gold to buy the new equipment to make me strong. If i am very strong in the game i can get some cheap wow gold as the rewards in the game. So i like the game very much.

Anónimo disse...

It is the Atlantica online Gold which make me very happy these days, my brother says Atlantica Gold is his favorite games gold he likes

, he usually buy some buy Atlantica online Gold to start his game and most of the time he will win the cheap Atlantica online Gold back and give me some Atlantica online money to play the game.