09 janeiro, 2008

Os dois tratados são quase iguais? "É a minha opinião"


"O PS tinha um compromisso com o Tratado Constitucional. Agora é o Tratado de Lisboa, que não existia na altura. Não tem nada a ver uma coisa com a outra. As circunstâncias alteraram-se completamente. É um tratado diferente", disse José Sócrates no final da Comissão Política Nacional do PS.

10 comments:

Ant.º das Neves Castanho disse...

Não mudasti nada: é óbvio que os dois Tratados são quase, quase iguais, assim como estar com a cabeça um palmo abaixo ou acima da água da piscina. Ou passar em frente ao radar da Av. de Ceuta (um dos mais mortíferos) a 49 ou a 51 km/h.


Não percebeu? Nesta altura ainda vai a tempo de meter explicador...

Jorge disse...

Os tratados da UE são uma evolução. Uma consequência dos que os antecedem. Actualiza-se, expande-se, reforma-se. 90% do conteúdo do Tratado Constitucional nada tinha de "constitucional", era uma actualização, expansão, reforma, mas sobretudo uma reordenação. Os outros 10% (até menos, provavelmente) correspondiam ao peso "constitucional". Era um peso, era uma carga simbólica, mística e essa constitucionalidade e algumas coisas que existiam nesse texto é que justificavam a ratificação por referendo, em todos os países. Caíndo a ideia de constitucionalidade, o Tratado é um "mero" tratado. A constitucionalidade era uma "ideia" para Europa. Era sobretudo (senão apenas) isso que iria ser referendado. Não propriamente todo o conteúdo do Tratado. Eu seria de acordo num referendo mais sobre uma ideologia. Aliás, referendar um tratado, pelo seu conteúdo é algo impraticável. E nem é uma questão de inteligibilidade do seu texto, como muitos afirmam. 99% das pessoas nem sequer estão para ler os artigos; a maior parte porque se está a marimbar. Nem se pode falar em compreensão do texto.

cadeiradopoder disse...

Ele contorceu-se, falou, esquivou-se e deu tantas voltas que as palavras de Sócrates cairam tontas à busca de uma argumentação que não tinha cabimento.

Paulo Mouta disse...

Eles até são quase iguais. Mas são "Tratados" de forma diferente...

SV disse...

«As circunstâncias alteraram-se completamente»

Que circunstâncias supervenientes são essas?

«É um Tratado diferente»

À parte dos símbolos e hinos e o camandrio que não têm consequência nenhuma, materialmente, em que é que se manifesta tão acentuada diferença?

E assim se identifica a nulidade do discurso político em Portugal. Consistente, porém - diga-se -, com o total paternalismo com que é compreendida a democracia.

mariano disse...

Este Primeiro-ministro de Portugal, que meu nnão é de certeza, anda a brincar com o lume e é vergonhosa a argumentação que utiliza para se desculpar.
Talvez seja infaltiloide e demagoga em vez de vegonhosa.Ou será mentirosa?

Sem ponta por onde se lhe pegue.

mariano disse...

Queria só perguntar aos autores do blog se se pode chamar nomes feios aos pseudo-politicos neste espaço?
É que dá-me uma vantade de lhes chamar...
Agradeço a resposta.

Anónimo disse...

Do you like the Asda Story money?I think that if you know it you will like it. You will also try your best to earn much Asda Story gold as you can.If you have it you can go to buy Asda Story Gold and then you can go to buy equipment to arm yourself. You can also get some cheap Asda Story gold from the game. Join us and play the game with us together.

Anónimo disse...

I am so glad to receive some wow gold and the World of Warcraft Gold is as my birthday gift. Some of the warcraft gold is very important for me that I will buy wow gold to go into the net game freely because the cheap wow gold is the key to the game.

Anónimo disse...

I always heard something from my neighbor that he sometimes goes to the internet bar to play the game which will use him some hero gold,he usually can win a lot of hero online gold

,then he let his friends all have some hero online money,his friends thank him very much for introducing them the hero money,they usually buy hero gold together.