09 janeiro, 2008

É só dar tempo ao tempo.

Já está a tomar forma o coro de vozes a defender nos jornais e na televisão a decisão governamental de não referendar o tratado de Lisboa, apesar de ser uma promessa que consta no programa de Governo e ter sido a posição assumida pelo actual primeiro-ministro na campanha eleitoral. Cá estaremos para ver quantos dias vão passar até que, a propósito de um qualquer episódio, as mesmas autorizadas vozes apareçam nos jornais e na televisão a referir o crescente afastamento entre a população e o sistema político, a falta de confiança nos partidos ou a reduzida participação eleitoral. Como se sabe o incumprimento de promessas não tem nada a ver com o descrédito da política e é um produto do acaso.

6 comments:

Comissão da Petição disse...

A propósito deste mesmo assunto sugiro-lhe uma visita a um blog que trata a gestão do mar no âmbito do Tratado de Lisboa: www.mareotratadodelisboa.blogspot.com
Com os melhroes cumprimentos

Paulo Mouta disse...

Caro Pedro, quando os portugueses elegerem este e outros governos foi com a plena consciência de que nem os programas eleitorais nem os próprios programas de governo eram para cumprir. As alterações políticas são actualizadas ao dia. O que hoje é verdade amanhã é mentira. O que hoje é um tipo de tratado amanhã passa a ser outro mesmo que o conteúdo seja parecido. E pergunto eu quantos deputados da nação já leram o texto desse mesmo tratado? E quantos portugueses? A bem da verdade nem o parlamento nem a população através de referendo têm a capacidade para votar nesta matéria. COmo disse o PM mais de 90% dos deputados é pelo sim ao tratado independentemente de lhe conhecer a cor das letras. E prova disso é o próprio debate onde ninguém se dignou a especificar (1º) em que é que este tratado é igual ou diferente ao constitucional que foi colocado na gaveta, e (2º) quais as questões concretas que o tornam um bom ou mau tratado. Ninguém falou de nada em concreto, acredito eu, porque não o saberiam fazer.
A população não se afasta da política. QUem se afasta é a parte da população que se está nas tintas porque a isso é levada por estas soluções enlatadas e servidas já prontas. Esta é a melhor formula para estarem sempre os mesmos nos mesmos lugares. E haverá outra?

mariano disse...

Apenas um aparte, os media controlam a forma de (des)informar.
É triste que neste país tenhamos que recorrer à blogosfera para encontrar informação que valha a pena. Estamos entregues aos bichos, mas isto está para acabar e mais o povão vai encher de novo os olhos com areia quando forem as eleições para o ano. Acho que os camiões já começarama a circular no deserto para uma grande encomenda de areia por parte do PSD para colocar nos olhos dos portugueses.
Isto ainda devia estar pior.

Anónimo disse...

Não será por quebrar esta promessa que Sócrates vai descer nas sondagens.Afinal para a grande maioria da população a UE é um lugar de onde vem dinheiro e pouco mais.Quanto ás outras que mexem no bolso e na vida dos cidadãos que foram quebradas,essas sim,ele não se vai safar tão bem

Anónimo disse...

I like to earn the World of Warcraft Gold very much, I want to have a lot of warcraft gold in the game, and i often go to play the game to earn the wow gold,i do not satisfy the old equipment and so i have to buy wow gold to buy the new equipment to make me strong. If i am very strong in the game i can get some cheap wow gold as the rewards in the game. So i like the game very much.

Anónimo disse...

According to the agreement of the game, I should get the Scions Of Fate gold to go into the world of the game and SOF gold is sold by some companies. The Scions Of Fate money is not free and it will take some money to own the cheap SOF gold. To my lucky, my friends buy sof gold for me.