24 outubro, 2007

A "seriedade democrática" da mentira

Vital Moreira, continuando a sua já longa sequência de entradas contra o referendo ao Tratado Reformador, utiliza um novo e derradeiro argumento. É uma questão de "seriedade democrática". E eu que, na minha ingenuidade, pensava que o primeiro princípio da tal seriedade democrática era o cumprimento do programa e das promessas eleitorais. Todos os partidos parlamentares defenderem no seu programa o referendo ao Tratado Constitucional. O mesmo acontecia no programa de Governo – que até o defendia para "reforçar a legitimação democrática do processo de construção europeia"

Por muitas diferenças que encontre entre os dois tratados, o que conta é que, até há poucos dias, não era essa a posição do primeiro-ministro. Na entrevista que concedeu à Sic nos últimos dias de Julho, José Sócrates disse que os dois tratados "são quase iguais". De resto, como já aqui lembrei, o primeiro-ministro continuava a defender o referendo há menos de seis meses...muito depois do Tratado Constitucional estar morto e enterrado. Agora, como já aconteceu com o PSD e PP, parece defender uma ratificação parlamentar e não ver nisso nenhum problema de "legitimação democrática".

A política nacional já pouco se distingue do futebol, mas Vital Moreira quer dar o último passo e legitimar intelectualmente a táctica de Pimenta Machado: "No futebol, o que hoje é verdade, amanhã pode ser mentira". O povo pode não perceber o Tratado, como entende Vital Moreira, mas percebe bem quando está a ser enganado. Haja seriedade democrática.

5 comments:

samuel disse...

Na leitura do "tratado" da seriedade democrática, parece que foi Vital Moreira e o governo quem "não passou da segunda página".

Nuno disse...

Andamos a enganar-nos ou quê? Desde qdo é q as promesas eleitorais são todas para cumprir? Concedo que em teoria deveriam ser, mas na prática nós, eleitores, com alguns anos ou mm décadas de prática sabemos bem o que a casa gasta! Lamenbto mas este não é um argumento válido para haver referendo, dê você as voltas que quiser ao texto!
O q muita gente quer ver referendada é a presença de Portugal na UE(com 20 anos de atraso), alguns comentadores querem é protagonismo, há quem defenda o não por motivos e interesses diametralmente opostos(Pacheco Pereira e Jerónimo Sousa por ex). Ainda ninguém me convenceu da necessidade de um referendo e cada vez que tentam menos tenho vontade de mudar de opinião! A maioria desses defensores querem o referendo para referendar tudo menos o tratado! E para esses tenho um adjectivo, Oportunistas. Como diz VM, haja seriedade!

Anónimo disse...

Nuno: há razões práticas para ESTE tratado ser referendado. Em especial no que diz respeito à representação portuguesa e ao novo equilíbrio de forças dentro da UE, que nos é extremamente desfavorável. Se tiver interesse, pode ler o que tenho escrito no meu espaço sobre este assunto. E garanto-lhe que o oportunismo e o protagonismo não são os meus motivos, já que nem sequer tenho filiações partidárias de qualquer espécie...

nuno ivo disse...

Bem sei que o nuno das 14h35, acha que as promessas eleitorais não são para cumprir. Mas o que terá levado o PS a propôr o referendo, numa altura em que já tanta gente, como ele diz, queria o "referendo para referendar tudo menos o tratado"?

Anónimo disse...

I am so happy to get some goonzu gold and the goonzu money is given by my close friend

who tells me that the cheap goonzu gold is the basis to enter into the game. Therefore, I should buy goonzu gold with the spare money and I gain some goonzu online gold from other players.