10 novembro, 2007

O dólar perdeu o sex appeal

Qual crise do "subprime" qual quê. Se alguém ainda tinha dúvidas de que alguma coisa se passa com a economia norte-americana, ponha os olhos na Gisele Bundchen (reconheço, a piada é demasiado óbvia) que só aceita ser paga em euros ou no vídeo promocional da banda sonora do novo filme de Ridley Scott. Sinal dos tempos, Jay-Z, um dos principais nomes do rap, apresenta um molho de notas de euro como sinal máximo de riqueza. O rap das notas verdes e brutos colares de ouro rendeu-se ao euro. É definitivo: o dólar perdeu o sex-apeal. Pior, as autoridades chinesas já põem em causa o investimento nos títulos da reserva dos EUA – um dos suportes do gigantesco défice criado por Bush para pagar a Guerra e os gigantescos cortes de impostos para os 1% mais ricos. Talvez isso explique porque razão Bush conseguiu o impensável: ter pior índice de aceitação do que Nixon na véspera deste ser destituído.

8 comments:

Anónimo disse...

"O dólar perdeu o sex-apeal"
Gosto desse título, acho-lhe piada.
Mas havemos de pagar caro essa evolução.
E o Euro só transitóriamente poderá ser uma moeda de referência.
Esperem pela crise.
E pela China.

Anónimo disse...

Não sou um entendido na matéria e a economia (ou hoje em dia deverei dizer especulação?) também não é o meu campo, mas também não sei até que ponto o Euro com todos os países que o adoptaram (e os que ainda irão quase de certeza adoptar) não terá força para se manter uma moeda forte, mesmo com a evolução económica da China (que qualquer dia dá o estoiro de tanto "esteróide" que anda a usar).

Paulo Mouta disse...

Uma moeda fraca não é necessariamente sinónimo de uma economia fraca. Pode inclusivamente ser utilizada como factor potenciador das exportações. Neste momento a Europa entra exactamente na situação oposta mas como a grande maioria das transacções internacionais são efectuadas em dólares, incluindo o petróleo tem-se mantido uma estabilidade que corre grande risco. Relembro que vários governos potugueses, sempreque tinham de equilibrar a balança comercial (importações vs exportações) desvalorizavam sistematicamente o valor do escudo. Deixámos de ter esse instrumento no momento em que adoptámos o Euro. Euro que está defenitivamente na moda. Mas seria muito melhor se estivesse mais presente nas nossas contas bancárias...

Anónimo disse...

Se a China larga o dolar,os eua dao o trac mestre.Sera por isso que os crimes contra direitos humanos ou contra o ambiente ja nao sao assim tao maus?

johnny D disse...

Temos que ver uma coisa: pelo facto de o euro estar em alta tal significa que as nossas exportações ficam mais caras, logo as vendas de produtos da União Europeia vão diminuir. E posso referir um caso que se passou comigo: comprei umas botas aqui em Portugal que são consideravelmente mais caras que nos Estados Unidos. Só há uma justificação, que é o valor ridiculamente inflacionado do euro.

JSA disse...

paulo mota, está a confundir dois conceitos: moeda forte (ou fraca) e moeda valorizada (ou desvalorizada). O dólar está desvalorizado precisamente para melhorar o balanço de importações vs exportações. Foi isso mesmo que os japoneses fizeram com o yen durante o seu boom económico nos EUA. Ainda assim, por ser moeda de referência, o yen foi-se amntendo forte, ou seja,o resto do mundo mantinha reservas consideráveis de yenes. No caso do dólar, só a moeda mais forte porque os negócios são efectuados preferencialmente em dólares. No momento, situações ocmo a de rappers ou modelos não fazem muita diferença, mas começam a assinalar um marco na memória colectiva. o dólar pode estar muito baixo (e não é só relativamente ao euro, também o é perante a libra esterlina e perante o dólar canadiano) mas também começa a perder força por causa da quantidade de operadores que começam a preferir efectuar negócios em euros, fazendo assim algum dumping de dólares. Isso ainda não é pronunciado, mas em breve, com a China a começar a comercializar preferencialmente com a UE, a coisa poderá piar muito mais fino...

Anónimo disse...

Welcome to our company which sells all kinds of dofus kamas, very cheap kamas, and the more cheap kamas. If you have to buy dofus kamas, please come to our company, we can give you the best dofus gold and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of cabal online alz, very cheap cabal alz, and the more cheap cabal gold. If you have to buy cabal alz, please come to our company, we can give you the best cabal money and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of holic gold, very cheap holic money, and the more cheap holic gold. If you have to buy some holic online gold, please come to our company, we can give you the best holic online money and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of maple mesos, very cheap mesos, and the more cheap mesos. If you have to buy some maplestory mesos, please come to our company, we can give you the best maple story mesos and best service.

Anónimo disse...

Find and download that you need at Rapidshare Search Engine.
Top Site List Free Proxy Site Free Download mp3 Michael Jackson song All Michael Jackson Lirics Oes Tsetnoc Mengembalikan Jati Diri Bangsa Download Mp3 Gratis