26 janeiro, 2008

A lei era só a brincar, não me digam que acreditaram?

Quando alterou a lei de imigração, há coisa de um ano, o partido socialista introduziu uma série de mecanismos legais para proteger as vítimas do tráfico de seres humanos. Na primeira oportunidade que teve para aplicar a sua lei, e podendo conceder uma autorização de residência aos 23 marroquinos que denunciaram as redes ilegais que os exploraram, expatriou-os para Marrocos, onde ainda se encontram detidos com criminosos de delito comum. Foi esse o prémio por terem colaborado com as autoridades nacionais: serem recambiados, às escondidas dos seus advogados, e entregues à mercê dos criminosos que acabaram de denunciar. Deve ser a isto que o Governo chama acolhimento com humanismo.

8 comments:

O Barco de Sinbad disse...

O Pedro Sales tem toda a razão. Onde está a cabeça dos responsáveis por esta medida? Comprova-se que os princípios humanitários mais elementares são desconhecidos dos nossos governantes.

João Ricardo Vasconcelos disse...

Pois... A chatice foi alguém se ter lembrado deste processo dos imigrates marroquinos.
Por pouco não caiu no total esquecimento. Uma chatice...

Leonor disse...

é verdade, é incompreensível. tudo foi conduzido quase às escondidas com os jornais a praticamente só relatar (pouco) sem questionar.
e algumas pessoas bem pensantes a achar (e às vezes a dizer) que não podiamos permitir uma invasão de clandestinos no nosso país.

o que teriamos sentido se a França tivesse feito o mesmo aos portugueses que davam o salto naquela altura? (outras épocas, outros contextos, é certo, mas a memória é asustadoramente curta e convenientemente cega surda e muda quando nos convém)

GWB disse...

A memória é cega e curta mesmo.
Tanto paleio para nada. Uma das poucas coisas que a lei introduzia de minimamente consensual e em benefício das PESSOAS afundou-se nas águas do Mediterrâneo, junto com os muitos que não conseguem vencer a parada da travessia.
Agora já se sabe e inclusive foi verbalizado. Na balança entre os processos de expulsão ou os mecanismos humanitários, o Governo opta pela tradicional expulsão.

GWB disse...

Exposição de motivos da Proposta de Lei que resultou na nova lei de imigração.
"(...) Por fim, reforça-se a luta contra a imigração ilegal, através da adopção das seguintes medidas: (...)
Prevê-se a concessão de autorização de residência a vítimas de tráfico de pessoas e de acções de auxílio à imigração ilegal que colaborem com a justiça. Este regime é essencial à perseguição das redes de tráfico de pessoas, sem contudo adoptar uma concepção utilitarista, na medida em que em primeira linha visa a protecção do estrangeiro enquanto vítima de um crime grave de violação de Direitos Humanos. Todo o regime de concessão de autorização de residência a vítimas de tráfico de pessoas assenta no reconhecimento de que tal prática deve ser entendida enquanto atentado inaceitável aos direitos humanos, colocando a vítima no âmbito de uma protecção muito específica por parte do Estado. Tal contribuirá em grande medida para tornar menos atractivo o território nacional enquanto país de destino de pessoas traficadas e, espera-se, para diminuir, em Portugal, o número de pessoas traficadas, em especial de mulheres. Por outro lado, abandona-se a concepção legal da pessoa traficada como um mero imigrante ilegal, uma perspectiva que é tributária da Convenção de Varsóvia sobre o combate ao Tráfico de Seres Humanos, aprovada no âmbito do Conselho da Europa e que Portugal já assinou."
http://aldeiablogal.blogspot.com/2008/01/o-mais-humano-expulsar.html

Rui Rebelo disse...

O Auto da Barca do Inferno...

Anónimo disse...

Do you like the Asda Story money?I think that if you know it you will like it. You will also try your best to earn much Asda Story gold as you can.If you have it you can go to buy Asda Story Gold and then you can go to buy equipment to arm yourself. You can also get some cheap Asda Story gold from the game. Join us and play the game with us together.

Anónimo disse...

I am so glad to receive some wow gold and the World of Warcraft Gold is as my birthday gift. Some of the warcraft gold is very important for me that I will buy wow gold to go into the net game freely because the cheap wow gold is the key to the game.