27 janeiro, 2008

Que país é este?


Mais vale uma ambulância que leve rapidamente o paciente a uma verdadeira urgência, do que serviços que não conseguem fazê-lo com a qualidade necessária. Tem sido esta, invariavelmente, a resposta de Correia de Campos a todos quantos todos quantos têm criticado o encerramento de 30 SAP´s e urgências hospitalares. É por isso que a transcrição da conversa entre o INEM e os bombeiros de Favaios e Alijó demonstra, de uma forma destrutiva, a falência do plano do Governo: não só não se preocupou em abrir novas urgências nos centros de saúde ainda a funcionar, como continua sem garantir a ambulância.

E fica ainda o retrato de um país esquecido, abandonado e onde as ambulâncias mais próximas ficam a 60 quilómetros e demoram 1h20 a chegar. Bem pode o Governo, seguindo a moda do momento, dizer que é um problema de comunicação. Pelo contrário, há muito que os portugueses perceberam de uma forma exemplar a política do Governo para a Saúde. Não há nenhum plano de requalificação, tudo o que existe e tem sido feito tem apenas um fim: conter as despesas do Estado. Agora, como já se viu ontem no Expresso, multiplicam-se os comentadores a exigir que a oposição apresente alternativas. Não se sabe bem porquê, visto que o SNS é uma das raros matérias em que os portugueses não têm razões para temer a comparação com os indicadores internacionais de referência. Em 30 anos, o SNS catapultou um país com números do terceiro mundo para indicadores de referência que nos colocam à frente de alguns países escandinavos. Em que área da economia, ciência ou investigação é que isso acontece? Mesmo no privado. Que empresa portuguesa é que pode dizer que está entre a elite mundial na sua área?

Mas, querem uma alternativa? Não é muito difícil. O OE para 2008 consagra 380 milhões de euros para empresas de consultoria técnica e de comunicação. Uma absurda duplicação de recursos de um Governo que conta com centenas de assessores e técnicos nos ministérios, institutos, serviços centrais ou regionais. O Estado paga a assessores cuja única tarefa é adjudicar serviços a empresas externas. Podiam começar por aí e cortar mais de 90% nessa despesa de propaganda e auto-justificação das decisões políticas do Governo. Ficava mais barato do que desertificar o país e deixar as populações a mais de uma hora de um serviço de pré-emergência hospitalar. E podiam ter a certeza que os portugueses percebiam a política.

23 comments:

S.V. disse...

As teorias da conspiração andam muito na moda... no entanto o conhecimento, mesmo de teorias da conspiração, nunca fez mal a ninguém com espírito crítico suficiente para conseguir separar o trigo do joio naquilo que vê.

http://www.zeitgeistmovie.com/



Quanto a isto tudo... um óptimo abre caminho para clínicas privadas, outsourcing de serviços de saúde e afins. A ver vamos para onde vai o nosso Ministro depois de sair do governo.

Ainda no outro dia comentava com amigos exactamente esses gastos do governo com coisas que, se realmente fosse preciso apertar o cinto, eram as primeiras a serem retiradas da dieta... mas isto iria chatear muitos compadres e padrinhos... traidores dos verdadeiros interesses da nação é o que muita desta cambada é.

josé manuel faria disse...

Este governo leva Portugal para o abismo.

cadeiradopoder disse...

Sem ambulâncias, sem bombeiros profissionais, sem GPS, e sem que o fecho das urgências tenha melhorado no que quer que seja que o Ministro ande para aí a papaguear.

abrasivo disse...

Não me parece que a transcrição da conversa entre o INEM e os bombeiros de Favaios e Alijó demonstre a falência seja de que plano for.
Demonstra, quanto a mim, a fragilidade das estruturas em que assenta o SNS e não só.
É inegável que nos últimos 30 anos o SNS percorreu um longo caminho e ninguém pode ficar insensível às melhorias verificadas na Saúde em Portugal. Apesar de tudo...
Só que hoje o SNS está numa encruzilhada. Ou evolui, ou corre o risco de morrer. Até porque não faltarão razões, a quem o quer destruir, para o continuar a atacar.
Apesar de todos os ataques de que tem sido alvo, não estou convencido de que o plano do Governo para o SNS esteja errado. Até me parece o contrário.
Acontece é que ter um bom plano não basta. É preciso saber levá-lo à prática. E aqui o Governo tem falhado estrondosamente (ou talvez não!...), sobretudo porque parece querer ignorar, ou desconhecer (ou conta com isso) a realidade que a já referida gravação revela.
Ninguém começa a construir uma casa pelo telhado. O Governo parece disposto em demonstrar o contrário (talvez porque lhe convenha).
Contra isto, não há plano que resista. O problema é que, com esta actuação, se pode estar a virar as populações contra a implementação de um plano que até lhes poderia servir.
Há várias maneiras de acabar com o SNS. Dificilmente se encontraria uma mais fria, cerebral e letal.

Filipe Tourais disse...

A despesa aumentou 3,22%. Se diminuíram as parcelas correspondentes ao investimento público, às despesas de saúde que foram suprimidas com o encerramento de unidades de saúde e todas aquelas que passaram para as EPE e que deixaram de crescer para o défice, houve outras que cresceram muito mais que os 3.22%. Essas que refere. É esta a vitória deste Governo, conseguir passar a mensagem de que as contas públicas estão em ordem.

João disse...

Bom post.

Paulo Mouta disse...

Deixo apenas um pequeno apendice a este excelente post.

O Serviço Nacional de Saúde é apenas mais um sistema a abater. Não é possível, por ser altamente contraditório, serem os inimigos do estado aqueles que o governam.

Todos os inimigos do estado pegam nele para o desmantelar e para o entregarem a interesses privados que mais tarde irão absorver os governantes que tomaram essas decisões. É regra sem excepção no nosso sistema.

O sistema de saúde está decadente porque interessa que esteja assim. Não é culpa dos médicos, não é culpa dos enfermeiros nem dos administrativos. É inteira culpa dos governos e fundamentalmente de quem os elegeu. Quando se vota nos inimigos do estado tem de se ter a consciência que todos os serviços que este ainda tem a seu cargo são para desaparecer progressivamente. Não se podem queixar os que vão às urnas e escolhem as soluções do PS (não o velho PS que esteve na criação deste SNS mas o novo travestido de esquerda), do PSD e do PP.

Pedro Sales disse...

Abrasivo,

Tem razão. A transcrição da conversa revela "fragilidade das estruturas em que assenta o SNS e não só". Mas, e aqui discordamos, põe em causa o anunciado plano de Correia de Campos. Porque é o próprio quem passa os dias na televisão a dizer que, fechando os SAP´s e urgências, as populações ficam melhor servidas com uma ambulância que as leve a uma verdadeira urgência. Ora, não havendo ambulância em tempo útil...

Nuno disse...

E o q havia antes?
Havia telefones para chamar táxis para levar o paciente ao hospital ou ao SAP para depois, nos casos sérios, serem transportados de ambulância para 1 hospital com verdadeiro serviço de urgência. Ficam melhor servidos concerteza!
Não acredito que se esteja a acabar com o SNS qdo este ministro foi um dos seus principais obreiros e defensores.
Acredito que algumas criticas são acéfalas e puramente sensacionalistas e perseguem objectivos que não são o bemn estar das populações!
Está-se a tentar salvar o SNS dos ataques da direita que tudo querem privatizar com a desculpa que o SNS tem muito desperdicio e é deficitário! Este é o caminho a seguir.

Anónimo disse...

Se o que havia antes, já era pouco, não é fechando serviços de saúde sem garantir verdadeiras alternativas, que mostram qualquer tipo de procupação com o bem estar das populações.....2 + 2 = 4! E, preocuparem-se com os ataques da direita? Se fosse esse o caso, o povo não tinha dado a maioria absoluta a um governo socialista (pensava-se, na altura)!

Anónimo disse...

Welcome to our company which sells all kinds of dofus kamas, very cheap kamas, and the more cheap kamas. If you have to buy dofus kamas, please come to our company, we can give you the best dofus gold and best service.

disse...

runescape money runescape gold runescape money buy runescape gold buy runescape money runescape money runescape gold wow power leveling wow powerleveling Warcraft Power Leveling Warcraft PowerLeveling buy runescape gold buy runescape money runescape itemsrunescape accounts runescape gp dofus kamas buy dofus kamas Guild Wars Gold buy Guild Wars Gold lotro gold buy lotro gold lotro gold buy lotro gold lotro gold buy lotro gold runescape money runescape power leveling runescape money runescape gold dofus kamas cheap runescape money cheap runescape gold Hellgate Palladium Hellgate London Palladium Hellgate money Tabula Rasa gold tabula rasa money Tabula Rasa Credit Tabula Rasa Credits Hellgate gold Hellgate London gold wow power leveling wow powerleveling Warcraft PowerLeveling Warcraft Power Leveling World of Warcraft PowerLeveling World of Warcraft Power Leveling runescape power leveling runescape powerleveling eve isk eve online isk eve isk eve online isk tibia gold Fiesta Silver Fiesta Gold
Age of Conan Gold
buy Age of Conan Gold
aoc gold

呼吸机
无创呼吸机
家用呼吸机
呼吸机
家用呼吸机
美国呼吸机
篮球培训
篮球培训班
篮球夏令营
china tour
beijing tour
beijing travel
china tour
tibet tour
tibet travel
computer monitoring software
employee monitoring

Anónimo disse...

I like to earn the World of Warcraft Gold very much, I want to have a lot of warcraft gold in the game, and i often go to play the game to earn the wow gold,i do not satisfy the old equipment and so i have to buy wow gold to buy the new equipment to make me strong. If i am very strong in the game i can get some cheap wow gold as the rewards in the game. So i like the game very much.

Anónimo disse...

When you have aoc gold, you will become strong. With cheap aoc gold, you can upgrade and admire by others. You can use conan gold to start the journey of the world. So, do not hesitate, let us move to buy age of conan gold
, and then you can get a lot of aoc money.

Anónimo disse...

It is the silkroad gold which make me very happy these days,
my brother says sro gold is his favorite games gold he likes,
he usually buy some silkroad online gold to start his game
most of the time he will win the silk road gold back and give me some cheap silkroad gold to play the game.

Anónimo disse...

It is the 2moons dil which make me very happy these days, my brother says 2moons gold is his favorite games gold he likes

, he usually buy some 2moon dil to start his game and most of the time he will win the buy 2moons dil back and give me some cheap 2moons gold to play the game.

Anónimo disse...

Once I played 2moons, I did not know how to get strong, someone told me that you must have 2moons dil. He gave me some 2moons gold, he said that I could buy 2moons dil, but I did not have money, then I played it all my spare time. From then on, I got some 2moon dil, if I did not continue to play it, I can sell cheap 2moons gold to anyone who want.

Anónimo disse...

福~
「朵
語‧,最一件事,就。好,你西.............................................................................................................
..................

disse...

提供google排名产品,包括google排名服务,众多的google排名信息、google排名咨询,尽在google排名网。
角钢货架,万能角钢货架,南京货架
轻型货架,北京货架,托盘包装
中型货架,中量型货架,置物柜
重型货架,重型仓储货架,上海货架
托盘货架,上海货架厂,小推车
横梁货架,横梁式货架,塑胶托盘
阁楼货架,阁楼式货架,货位式货架
密集架,深圳货架厂,推车
悬臂货架,悬臂式货架,广州货架厂
贯通货架,贯通式货架,卡板
通廊式货架,深圳货架,苏州货架
驶入式货架,广州货架,浙江货架
流利条,天津货架,沈阳货架
江苏货架,无锡货架,天津木托盘
杭州货架,宁波货架,熏蒸木托盘
济南货架,青岛货架,蜂窝纸托盘
重庆货架,广东货架,食品托盘
货架公司,成都货架,塑料卡板
货架厂,货架设计,货架设备
仓储货架,货架厂家,货架网
移动货架,移动式货架,货架制造
货架加工,货架配件,生产货架
服装货架,货架制作,销售货架
货架价格,货架图片,展示货架
仓库货架,库房货架,精品货架
图书货架,音像货架,百变货架
物流货架,商场货架,线棒货架
东莞货架,设备货架,不锈钢货架
抽屉式货架,重力式货架,立体货架
模具架,钢平台,档案密集架
超市货架,收银台,超市设备
线棒,仓储物流设备,园林垃圾桶
塑料垃圾桶,上海物流设备,药品柜
分类垃圾桶,物流设备有限公司,陪护椅
垃圾桶,物流设备公司,医用消毒柜

Adi disse...

Find Internet Marketing resource hare Online Marketing Strategy | Internet Marketing Tools | Online Marketing Campaign | Online Marketing Business | Online Marketing System | Online Business | Online Home Business | Online Business Tips | Internet Marketing Online

Adi disse...

Oes Tsetnoc one of the ways in which we can learn seo besides Mengembalikan Jati Diri Bangsa. By participating in the Oes Tsetnoc or Mengembalikan Jati Diri Bangsa we can improve our seo skills. To find more information about Oest Tsetnoc please visit my Oes Tsetnoc pages. And to find more information about Mengembalikan Jati Diri Bangsa please visit my Mengembalikan Jati Diri Bangsa pages. Thank you So much.
Oes Tsetnoc | Semangat Mengembalikan Jati Diri Bangsa

virstock.com disse...

Dofus Kamas|Prix Moins Cher Dofus Kamas|Kamas par allopass|Dofus kamas audiotel|Dofus kamas par telephone sur Virstock.com

Meilleur prix dofus kamas stock de dofus kamas

Prix moins cher dofus kamas
vente dofus kamas sur www.virstock.com

Kamas par allopass sur dofus kamas

Dofus kamas par telephone sur dofus kamas

Dofus kamas audiotel sur dofus kamas

http://www.virstock.com/jsp/comments.jsp dofus kamas vente

Le meilleur Blog sur Dofus Kamas MMORPG,trouver des astuces dofus kamas surdofus kamas

http://www.virstock.com

贝贝 disse...

The Tax Return Crack-Up<3>
Granted, there are usuallyMicrosoft Office 2010write-ups when presidential contenders make their tax returns available, but the coverage falls far short of the Office 2010
full court press (pardon the pun) that the Clintons have received. What's Microsoft Office 2007different now?Office 2007One possibility is that most upper middle class Democrats, and therefore most Microsoft OfficeOffice 2007 keyeditors and reporters of our nation's big papers as well as Office 2007 downloadtelevision producers, are Obama supporters who think that Hillary should hurry up Office 2007 Professionaland drop out of the race already.Microsoft outlook
Microsoft outlook 2010Whom elite liberals are pulling for really does shape political coverage in ways