27 janeiro, 2008

Que país é este?


Mais vale uma ambulância que leve rapidamente o paciente a uma verdadeira urgência, do que serviços que não conseguem fazê-lo com a qualidade necessária. Tem sido esta, invariavelmente, a resposta de Correia de Campos a todos quantos todos quantos têm criticado o encerramento de 30 SAP´s e urgências hospitalares. É por isso que a transcrição da conversa entre o INEM e os bombeiros de Favaios e Alijó demonstra, de uma forma destrutiva, a falência do plano do Governo: não só não se preocupou em abrir novas urgências nos centros de saúde ainda a funcionar, como continua sem garantir a ambulância.

E fica ainda o retrato de um país esquecido, abandonado e onde as ambulâncias mais próximas ficam a 60 quilómetros e demoram 1h20 a chegar. Bem pode o Governo, seguindo a moda do momento, dizer que é um problema de comunicação. Pelo contrário, há muito que os portugueses perceberam de uma forma exemplar a política do Governo para a Saúde. Não há nenhum plano de requalificação, tudo o que existe e tem sido feito tem apenas um fim: conter as despesas do Estado. Agora, como já se viu ontem no Expresso, multiplicam-se os comentadores a exigir que a oposição apresente alternativas. Não se sabe bem porquê, visto que o SNS é uma das raros matérias em que os portugueses não têm razões para temer a comparação com os indicadores internacionais de referência. Em 30 anos, o SNS catapultou um país com números do terceiro mundo para indicadores de referência que nos colocam à frente de alguns países escandinavos. Em que área da economia, ciência ou investigação é que isso acontece? Mesmo no privado. Que empresa portuguesa é que pode dizer que está entre a elite mundial na sua área?

Mas, querem uma alternativa? Não é muito difícil. O OE para 2008 consagra 380 milhões de euros para empresas de consultoria técnica e de comunicação. Uma absurda duplicação de recursos de um Governo que conta com centenas de assessores e técnicos nos ministérios, institutos, serviços centrais ou regionais. O Estado paga a assessores cuja única tarefa é adjudicar serviços a empresas externas. Podiam começar por aí e cortar mais de 90% nessa despesa de propaganda e auto-justificação das decisões políticas do Governo. Ficava mais barato do que desertificar o país e deixar as populações a mais de uma hora de um serviço de pré-emergência hospitalar. E podiam ter a certeza que os portugueses percebiam a política.

13 comments:

Anónimo disse...

As teorias da conspiração andam muito na moda... no entanto o conhecimento, mesmo de teorias da conspiração, nunca fez mal a ninguém com espírito crítico suficiente para conseguir separar o trigo do joio naquilo que vê.

http://www.zeitgeistmovie.com/



Quanto a isto tudo... um óptimo abre caminho para clínicas privadas, outsourcing de serviços de saúde e afins. A ver vamos para onde vai o nosso Ministro depois de sair do governo.

Ainda no outro dia comentava com amigos exactamente esses gastos do governo com coisas que, se realmente fosse preciso apertar o cinto, eram as primeiras a serem retiradas da dieta... mas isto iria chatear muitos compadres e padrinhos... traidores dos verdadeiros interesses da nação é o que muita desta cambada é.

josé manuel faria disse...

Este governo leva Portugal para o abismo.

cadeiradopoder disse...

Sem ambulâncias, sem bombeiros profissionais, sem GPS, e sem que o fecho das urgências tenha melhorado no que quer que seja que o Ministro ande para aí a papaguear.

Anónimo disse...

Não me parece que a transcrição da conversa entre o INEM e os bombeiros de Favaios e Alijó demonstre a falência seja de que plano for.
Demonstra, quanto a mim, a fragilidade das estruturas em que assenta o SNS e não só.
É inegável que nos últimos 30 anos o SNS percorreu um longo caminho e ninguém pode ficar insensível às melhorias verificadas na Saúde em Portugal. Apesar de tudo...
Só que hoje o SNS está numa encruzilhada. Ou evolui, ou corre o risco de morrer. Até porque não faltarão razões, a quem o quer destruir, para o continuar a atacar.
Apesar de todos os ataques de que tem sido alvo, não estou convencido de que o plano do Governo para o SNS esteja errado. Até me parece o contrário.
Acontece é que ter um bom plano não basta. É preciso saber levá-lo à prática. E aqui o Governo tem falhado estrondosamente (ou talvez não!...), sobretudo porque parece querer ignorar, ou desconhecer (ou conta com isso) a realidade que a já referida gravação revela.
Ninguém começa a construir uma casa pelo telhado. O Governo parece disposto em demonstrar o contrário (talvez porque lhe convenha).
Contra isto, não há plano que resista. O problema é que, com esta actuação, se pode estar a virar as populações contra a implementação de um plano que até lhes poderia servir.
Há várias maneiras de acabar com o SNS. Dificilmente se encontraria uma mais fria, cerebral e letal.

Filipe Tourais disse...

A despesa aumentou 3,22%. Se diminuíram as parcelas correspondentes ao investimento público, às despesas de saúde que foram suprimidas com o encerramento de unidades de saúde e todas aquelas que passaram para as EPE e que deixaram de crescer para o défice, houve outras que cresceram muito mais que os 3.22%. Essas que refere. É esta a vitória deste Governo, conseguir passar a mensagem de que as contas públicas estão em ordem.

red snapper disse...

Bom post.

Paulo Mouta disse...

Deixo apenas um pequeno apendice a este excelente post.

O Serviço Nacional de Saúde é apenas mais um sistema a abater. Não é possível, por ser altamente contraditório, serem os inimigos do estado aqueles que o governam.

Todos os inimigos do estado pegam nele para o desmantelar e para o entregarem a interesses privados que mais tarde irão absorver os governantes que tomaram essas decisões. É regra sem excepção no nosso sistema.

O sistema de saúde está decadente porque interessa que esteja assim. Não é culpa dos médicos, não é culpa dos enfermeiros nem dos administrativos. É inteira culpa dos governos e fundamentalmente de quem os elegeu. Quando se vota nos inimigos do estado tem de se ter a consciência que todos os serviços que este ainda tem a seu cargo são para desaparecer progressivamente. Não se podem queixar os que vão às urnas e escolhem as soluções do PS (não o velho PS que esteve na criação deste SNS mas o novo travestido de esquerda), do PSD e do PP.

Pedro Sales disse...

Abrasivo,

Tem razão. A transcrição da conversa revela "fragilidade das estruturas em que assenta o SNS e não só". Mas, e aqui discordamos, põe em causa o anunciado plano de Correia de Campos. Porque é o próprio quem passa os dias na televisão a dizer que, fechando os SAP´s e urgências, as populações ficam melhor servidas com uma ambulância que as leve a uma verdadeira urgência. Ora, não havendo ambulância em tempo útil...

Nuno disse...

E o q havia antes?
Havia telefones para chamar táxis para levar o paciente ao hospital ou ao SAP para depois, nos casos sérios, serem transportados de ambulância para 1 hospital com verdadeiro serviço de urgência. Ficam melhor servidos concerteza!
Não acredito que se esteja a acabar com o SNS qdo este ministro foi um dos seus principais obreiros e defensores.
Acredito que algumas criticas são acéfalas e puramente sensacionalistas e perseguem objectivos que não são o bemn estar das populações!
Está-se a tentar salvar o SNS dos ataques da direita que tudo querem privatizar com a desculpa que o SNS tem muito desperdicio e é deficitário! Este é o caminho a seguir.

Anónimo disse...

Se o que havia antes, já era pouco, não é fechando serviços de saúde sem garantir verdadeiras alternativas, que mostram qualquer tipo de procupação com o bem estar das populações.....2 + 2 = 4! E, preocuparem-se com os ataques da direita? Se fosse esse o caso, o povo não tinha dado a maioria absoluta a um governo socialista (pensava-se, na altura)!

Anónimo disse...

I like to earn the World of Warcraft Gold very much, I want to have a lot of warcraft gold in the game, and i often go to play the game to earn the wow gold,i do not satisfy the old equipment and so i have to buy wow gold to buy the new equipment to make me strong. If i am very strong in the game i can get some cheap wow gold as the rewards in the game. So i like the game very much.

Anónimo disse...

It is the 2moons dil which make me very happy these days, my brother says 2moons gold is his favorite games gold he likes

, he usually buy some 2moon dil to start his game and most of the time he will win the buy 2moons dil back and give me some cheap 2moons gold to play the game.

Unknown disse...

Dofus Kamas|Prix Moins Cher Dofus Kamas|Kamas par allopass|Dofus kamas audiotel|Dofus kamas par telephone sur Virstock.com

Meilleur prix dofus kamas stock de dofus kamas

Prix moins cher dofus kamas
vente dofus kamas sur www.virstock.com

Kamas par allopass sur dofus kamas

Dofus kamas par telephone sur dofus kamas

Dofus kamas audiotel sur dofus kamas

http://www.virstock.com/jsp/comments.jsp dofus kamas vente

Le meilleur Blog sur Dofus Kamas MMORPG,trouver des astuces dofus kamas surdofus kamas

http://www.virstock.com