19 dezembro, 2007

Spin para principiantes

Fazendo eco de um comunicado do Ministério do Ensino Superior, a quase totalidade dos jornais diz hoje que os “empréstimos da banca abrangem já 800 alunos”. “Já” é mesmo a palavra chave. Em Agosto, com a habitual pompa mediática, primeiro-ministro e ministro anunciaram um programa de empréstimos sem fiador para os alunos do ensino superior, anunciando que o programa deveria beneficiar 30 mil estudantes. Agora, que começam a surgir as críticas dos bancos, o governo congratula-se com a adesão de 800 estudantes, quase 40 vezes menos do que as metas apresentadas. “Já” dizem os jornais, referindo-se a um programa que, dois meses depois de terem começado as aulas, chega a menos de 0,3% do universo a que se destina.

É a isto que se chama uma gestão comunicacional perfeita. O primeiro-ministro anuncia a proposta com as televisões e rádio atrás. Um mês depois, quando a medida entra em vigor, os jornais fazem um dossier . Depois, perante o evidente desinteresse e confusão entre os destinatários, a avaliação do seu impacto vem numa nota de rodapé , e, mesmo essa, com o “dedo” do governo. “Já” são 800 em 350 000. Boa sorte. Tem tudo para ser um sucesso.

5 comments:

Diogo disse...

«Já são 800 em 350 000.»

De pequenino se vai ao longe. Amanhã serão 803.

cadeiradopoder disse...

Para a propaganda do Governo o copo está sempre meio cheio, e não meio vazio!

Anónimo disse...

E tu deves ser meio parvo, não. Não devias estar contente com o facto de a coisa não funcionar? Ou também és como o Governo e só queres saber do impacto mediático da coisa?

samuel disse...

É o que se pode chamar um programa "imprestável"...

Pedro Sales disse...

Caro anónimo,

Já me pronunciei sobre o programa, como se pode ver num dos links. Este post não tem nada a ver com isso, mas com a forma como o governo gere a comunicação e como a imprensa vai na história. Só isso.